quinta-feira, 9 de junho de 2011

ANVISA autoriza 50 novos pedidos de registro para remédios genéricos


A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) espera liberar nos próximos dois meses 50 novos remédios genéricos. Os pedidos de registro aceitos nesse período já terão autorização para que cheguem às prateleiras do país.
Os remédios genéricos são, em média, 50% mais baratos que os de referência. Entre os medicamentos que serão liberados pela ANVISA, estão remédios para doenças como esquizofrenia, pressão alta, depressão, câncer e para pessoas com problemas com colesterol.
As mudanças na liberação de genéricos devem agilizar a chegada dos medicamentos às farmácias. Segundo a Pró Genéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos), alguns pedidos de registro chegam a demorar 15 meses para serem analisados.
Os genéricos já representam 24,1% de todas as vendas de remédios de janeiro a março. Um aumento de 3,5% em relação ao mesmo período no ano passado. A meta é que em 2012, 30% de todos os remédios vendidos sejam genéricos.
Fonte: E-Band

ANVISA veta uso do nome 'ração humana' em rótulo


Na moda em dietas, as "rações humanas", compostas de cereais e fibras e encontradas em mercados em todo o país, estão na mira da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A agência divulgou na última terça feira (7) um alerta de que a substituição de uma refeição por esse produto traz riscos à saúde, já que ele não tem todos os nutrientes necessários para a alimentação saudável. A nota também informa que os produtos não podem usar o nome de "ração humana" nem colocar no rótulo propriedades medicinais, como redução de colesterol.
Estão liberadas frases que informem que o composto faz bem para a saúde (por exemplo, que melhora o funcionamento do intestino).

Mas, para isso, os fabricantes terão que pedir o registro do alimento na ANVISA e apresentar estudos que demonstrem essas características.
A iniciativa surgiu após questionamentos de órgãos de vigilância estaduais sobre esses produtos, afirma Ana Cláudia Araujo, especialista em alimentos da ANVISA.
"O nome `ração humana' pode induzir o consumidor a engano e não diz claramente o que é aquele alimento."
Segundo ela, alimentos vendidos com essa nomenclatura já estão em desacordo com a legislação sanitária.
As empresas responsáveis devem ser notificadas e receberão um prazo para cumprir a medida. Caso isso não ocorra, estão sujeitas a multa de até R$ 1,5 milhão. Segundo a nutricionista Cristiane Coronel, o crescimento do mercado de ração humana se deve principalmente ao fato de o produto, por ter muitas fibras, aumentar a sensação de saciedade.

Fonte: Pacientes Online

Feira de Automação Comercial

A Autocom 2011 - Exposição e Congresso de Automação Comercial, Serviços e Soluções para o Comércio apresentará, de 7 a 9 de junho, produtos e soluções específicas para o setor de saúde, como sistemas de gestão para farmácias.
Considerada o maior evento da América Latina no setor de automação comercial, a feira acontece no Expo Center Norte, em São Paulo.
A Autocom deverá receber cerca de 14 mil participantes, interessados em conhecer as principais tendências de mercado e as mais avançadas tecnologias para o aumento da produtividade de lojistas, comerciantes, atacadistas, redes varejistas, canais de distribuição e prestadores de serviços para o comércio.
A entrada para a feira é gratuita.
Serviço
13ª AUTOCOM - Exposição e Congresso de Automação Comercial, Serviços e Soluções para o Comércio
Data: 7 a 9 de junho de 2011
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme
Horário Feira: 14h às 21h