sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Varejo cresceu 9,5% de janeiro a agosto


Segundo dados da Serasa Experian, o movimento do varejo brasileiro em agosto teve alta de 0,7%, comparado com o mês de julho. Parece pouco, mas significa recuperação leve em relação a dois meses seguidos de estagnação.
Em junho, o movimento nas lojas teve queda de 0,1% e alta de somente 0,2% em julho. No acumulado do ano, o varejo teve expansão de 9,5%. O desempenho de agosto é atribuído pelo crescimento de 5,6% no segmento de veículos, motos e peças e pela expansão de 3% no setor de materiais de construção. Também teve desempenho considerado bom o setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, com alta de 2%.
Quem destoou do movimento de recuperação foram os supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, que regrediram 1,6%, na comparação de agosto com julho/11.
Segundo os economistas da Serasa Experian os resultados de agosto tiveram impacto favorável do Dia dos Pais, cujas vendas subiram 8,8%. Outros fatores seriam níveis historicamente baixos de desemprego e ganhos reais de salários.
Já no acumulado do ano, o resultado positivo é devido também aos materiais de construção, com alta de 11,8%, seguido por 9% de crescimento dos móveis, eletroeletrônicos e informática. Já o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios teve recuo de 0,2%. E comentaram a redução de 0,5 ponto na taxa Selic: “Neste sentido, a retomada da trajetória de redução da taxa Selic, conforme decisão recente do Banco Central, deverá amenizar (ou até mesmo interromper) o atual processo de desaceleração da atividade varejista nacional).

http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/noticias/20110906Varejo-cresceu-nove-e-meio-por-cento-/newsDetails/0/imageBinary/Loja_interna.jpg

Em agosto, um setor que registrou queda foi o de hipermercados, alimentos e bebidas (baixa de 1,6%)


Fonte: Meio e Marketing